Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, SP, Brazil
Sou alguém que,ao conhecer a fé raciocinada,pôde realmente compreender as vontades de Deus e os ensinamentos do Cristo,embora seja ainda errante,tenho vontade de aprender cada dia mais. "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." ( Chico Xavier ) Sejam todos bem vindos!!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010


Filosofia espiritualista

O Livro dos Espíritos

Contendo os princípios da Doutrina Espírita.

Sobre a imortalidade da alma,a natureza dos espíritos esuas relações com os homens,as leis morais,a vida presente,a vida futura e o futura da humanidade;segundo os ensinamentos dados pelos espíritos Superiores por intermédo de diversos médiuns

Coordenados por Allan Kardec


Frease do dia:

"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação á felicidade q fizermos aos outros"

(Allan Kardec)


Hoje vamos falar sobre a importância do estudo.


Livro dos espíritos :introdução, item 8


A seriedade da doutrina


O estudo de uma doutrina, como uma doutrina espírita,que nos lança de repente e em cheio numa ordem de coisas tão novas e garndiosas,somente pode ser feito por homens sérios, perseverantes,isentos de prevenções e movidos por uma firme e sincera vontade de chegar a um resultado esclarecedor.Não podem ser considerados assim os que julgam, a priori, levianamente e sem ter visto tudo;que não dão a seus estudos nem a sequência,nem a regularidade,nem a cautela necessária;e muito menos certas pessoas que ,para não perder a pose de sua reputação de homens de espírito se empenham em encontrar um lado ridículo nas coisas mais verdadeiras,ou assim julgadas,por pessoas cujo saber,caráter e convícções fazem jus ao respeito de quem se tem na conta de ser bem educado.Aqueles que não julgares os fatos espíritas dignos de si e de sua ateñção que se calem;ninguém tenciona violentar sua crença,mas que saibam respeitar a dos outros.

O que caracteriza um estudo sério é a sequência que se dá a esse estudo.

Quem quer aprender uma ciência deve fazer um estudo metódico dela,começar pelo início e seguir o encadeamento e o desenvolvimento das idéias.

Dissemos que os Espíritos Superiores apenas vêm nas reuniões sérias e,em especial,áquelas em que reina uma perfeita comunão de pensamentos e sentimentos pelo bem.A leviandade e as questões inuteis os afastam,como, entre os homens,afastam as pessoas racionais;o campo fica,então livre à multidão de espíritos mentirosos e fúteis,sempre a espreita de ocasiões para zombar e sedivertir a nossa custa.O que devemos esperar de uma reunião dessa natureza ,quando desejamos resposta a uma questão séria?Será respondida ? Sim,será,mas respondida por quem?è como se no meio de um bando de gozadores lançássemos estas questões:O que é a alma?O que é a morte?

Se quereis respostas spérias ,sede sérios no verdadeiro sentido da palavra e colocai-vos de acordo com todas as condições que se requerem.Somente assim obtereis grandes coisas.Sede mais laboriosos e perseverantes em vossos estudos;sem isso os Espíritos Superiores vos abandonarão,como faz um professor com seus alunos negligentes.
Prece:
Vamos fechar nossos olhos, encaminhar nossas energias e pensamentos mais puros, a nosso pai celestial, agradecendo a ele pela oportunidade de mais uma vez estarmos aqui estudando sobre essa doutrina que muito nos ensina, a caminhar de acordo com os ensinamentos deixados pelo Cristo,que a paz de deus esteja sempre no coração de todos nós.
Que assim seja!

2 comentários:

  1. Dany, vi seu comentário no blog da Jeanne e quis te conhecer, afinal, quem divulga a doutrina, com certeza, terá bons conteúdos.
    A doutrina Espírita é maravilhosa, para mim, é perfeita, mas penso que falta estudo da parte de muitos.
    Estudar é preciso...sempre... como termos uma fé raciocinada sem conhecer a riqueza que ela nos dá.
    Estarei te acompanhando de pertinho...

    Uma boa semana...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,Valéria,ainda tenho muito oq aprender,umgrande bj no ♥

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails