Powered By Blogger

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, SP, Brazil
Sou alguém que,ao conhecer a fé raciocinada,pôde realmente compreender as vontades de Deus e os ensinamentos do Cristo,embora seja ainda errante,tenho vontade de aprender cada dia mais. "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." ( Chico Xavier ) Sejam todos bem vindos!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A INVEJA FRENTE A DOUTRINA ESPÍRITA




Vivemos em uma sociedade onde as posses materiais ainda são muito valorizadas. Infelizmente, em muitos ambientes, a qualidade do tratamento dispensado às pessoas é proporcional ao que elas tem ou aparentam ter. Exemplos cotidianos não faltam, onde nos deparamos com essa cruel realidade.

Em uma das sessões da Sociedade Espírita de Paris, São Luís realizou, por meio da psicografia, uma dissertação sobre a inveja. Nesta dissertação, que está reproduzida em sua íntegra na "Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos" de julho de 1.858, São Luís nos ensina, entre outras coisas, que:

"...a inveja é uma das mais feias e mais tristes misérias de vosso globo."

"Fazei vossa felicidade e vosso verdadeiro tesouro na Terra em obras de caridade e de submissão, as únicas que vos permitirão ser admitidos no seio de Deus."

Finaliza, São Luís, essa comunicação dizendo:

"....a caridade e a constante emissão da fé farão desaparecer todos os males, que se irão um a um, à medida que se multiplicarem os homens de boa vontade que a vós seguirão."

Infelizmente, apesar desta comunicação ter sido dado em 1858, me parece que a nossa sociedade atual ainda está muito longe desse estágio....

Importante entender que esses sentimentos inferiores, se não forem devidamente aniquilados em nós, pelos nossos próprios esforços, nos acompanharão "além-túmulo". Muito interessante, a título de reflexão e aprendizagem, a comunicação dada por um espírito sofredor, relatada em sua íntegra na Revista Espírita de 1.860, onde esse pobre irmão, em resposta ao questionamento das razões que o levariam a "fazer o mal" a um casal, manifesta o seu sentimento de inveja.

Kardec tece então uma observação onde, entre outras coisas diz: "É a inveja que cega e muitas vezes impele a atos mais contrários aos seus interesses. O mesmo ocorre aqui na Terra, onde muitas vezes os maiores erros de um homem, aos olhos de certas pessoas, têm o seu mérito."


A Inveja Frente a Doutrina Espírita publicado 9/09/2009 por SILNEY DE SOUZA em http://www.webartigos.com


TENHAM TODOS UM DIA REPLETO DE LUZ !

2 comentários:

  1. Dany querida...realmente a inveja é um sentimento muito triste...ninguém em sã consciência deveria sentir...cada um tem suas alegrias e suas cruzes...cada um tem seu próprio caminho a seguir...
    Tenha um doce final de semana florzinha!
    Beijinho
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. O que importante é saber usar o coração, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails